Futebol Online :: Futebol da Superliga em destaque
Futebol Online
globet.com - the better you bet!

domingo, junho 13, 2004


Rescaldo do Portugal x Grécia... Menos Ais!

Com todo o respeito pelo que estes jogadores já deram pela selecção, em particular nos Euro 96 e 2000, já se devería ter percebido há muito que está mais do que na hora de mexer nos intocáveis.

É, perdoem-me a expressão, criminoso deixar Ricardo Carvalho sentado no banco. É um desperdício de recursos Deco não entrar de início e entrar apenas na segunda parte quando o jogo já está estragado. O mesmo se aplica a Cristiano Ronaldo numa selecção que necessita de (mais) velocidade...

A minha sugestão para o Portugal x Rússia, que dificilmente será a equipa titular de Scolari:

Ricardo; P.Ferreira, R.Carvalho, J.Andrade, N.Valente; Maniche, Costinha; Deco, Figo, C.Ronaldo e Pauleta.

Sem pruridos, desprezar a coesão e entrosamento da meia equipa do F.C.Porto (Campeão Europeu de Clubes, Bi-Campeão Nacional, Vencedor da Taça UEFA 2002/2003 e da Taça de Portugal 2003) é, no mínimo, falta de bom-senso.

Introduzir na equipa titular jogadores em clara baixa de forma ou numa fase descendente da sua carreira em que nem sequer sentem a necessidade de se mostrarem à Europa do Futebol é outra falta de bom-senso.

A Portugal, em particular na primeira parte, faltou tudo desde a velocidade, passando pelo entrosamento até à pressão sobre a equipa adversária. Na segunda parte algumas peças chave foram alteradas e a melhoría foi notória. Ainda assim faltou a organização e, não menos importante, do outro lado estava uma equipa que fazía o seu jogo com as coisas a correr de feição - defendíam com tudo o que tinham, pressionavam e quebravam o ritmo de jogo constantemente.

Da «velha guarda» é Figo o que ainda tem lugar na equipa. Não pode é ser ele o carregador de piano. Sobe claramente de rendimento (como se viu ainda no jogo amigável da semana passada) com a entrada de Deco.

Não pode é ter toda a pressão do jogo nos seus ombros e ter de driblar sozinha meia equipa adversária. Mas por alguns momentos que teve na Selecção e no Real Madrid ainda esta temporada (onde no final da época acabou por sair incólume apesar da desastrosa época do Real onde nomes como Beckham, Zidane e Ronaldo foram criticados) ainda tem classe e lugar na Selecção.

Quanto a Fernando Couto, um dos melhores centrais que Portugal já teve, e Rui Costa, um dos melhores médios criativos que Portugal já teve, definitivamente não têm lugar no onze inicial principalmente quando no banco estão nomes como os de Ricardo Carvalho e de Deco.

Simão Sabrosa não está em grande forma. Tem sido visível nos jogos da Selecção e foi visível na ponta final da temporada do Benfica. Cristiano Ronaldo tem mais iniciativa e mais velocidade.

Nuno Gomes é uma forte alternativa para uma configuração com dois pontas de lança. Está em boa forma. Não se pode é assistir à falta de organização chocante a que assistimos quando Cristiano Ronaldo faz dois centros para a grande área e Pauleta e Nuno Gomes estão os dois no primeiro poste e... ninguém no segundo.

Difícil será justificar ainda a titularidade de Rui Jorge. Nuno Valente não será muito dotado tecnicamente mas vem de uma temporada em grande nível e com índices de confiança certamente superiores aos de um apagado Rui Jorge, sombra de outros tempos.

Argumentava-se que se tratavam de jogos amigáveis. Quando fosse a valer iríam mostrar a sua garra. Ficou demonstrado que nos jogos amigáveis deram tudo o que tinham para dar e que o primeiro jogo a valer não foi mais do que uma extensão dos jogos amigáveis. Tudo na mesma. O mesmo tipo de falhas. A mesma exibição decepcionante...

Receava-se que chegassemos ao Europeu com os nossos jogadores desgastados e em baixa de forma. Pelo menos 6 dos convocados foram Campeões Europeus de Clubes há menos de um mês atrás...

Meus senhores. Temos grandes valores e até jogamos em casa. Não se pede muito. Apenas... Menos Ais!


globet.com - the better you bet!

Mercados Financeiros Portal de Bolsa
Forum de Bolsa
Portal de Bolsa
Links de Bolsa
Inforgalia Computadores
Caldeirao de Bolsa